Artigos

ALMEIDA, Ana Nunes de. O que as famílias fazem à escola… pistas para um debate. Análise Social, Vol. XL (3.º), 2005 (n.º 176), pp. 579-593.

BRANDÃO, Zaia. A produção das elites escolares. SOCED/PUC-Rio. Disponível em Educação on-line PUC/Rio. n. 2, 2006.

BRANDAO, Zaia; MANDELERT, Diana e PAULA, Lucília de. A circularidade virtuosa: investigação sobre duas escolas no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.126

BRANDAO, Zaia e LELLIS, Isabel. Elites acadêmicas e escolarização dos filhos. Educação & Sociedade [online]. 2003, vol.24, n.83 [citado 2010-05-10], pp. 509-526.

BURITY, Marta Helena; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Dever de casa: visões de mães e professoras – 2005. 28º Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, MG, 2005.

CARVALHO, Cynthia Paes de. Entre as Promessas da escola e os desafios da reprodução social: famílias de camadas médias do Ensino Fundamental à Universidade. Boletim SOCED. 2005, n. 2.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Modos de educação, gênero e relações escola-família. Cadernos de Pesquisa. 2004, vol.34, n.121

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa. 2000, n.110.

CHARLOT, B.; ROCHEX, J.-Y. L’enfant-élève: dinamiques familiales et expérience scolaire. In: De SINGLY, F.; BERNIER, L. (Orgs.) Lien Social et Politiques – Familles et école. Quebec: RIAC., n. 35, 1996, p. 75-85.

DE SINGLY, F. L’appropriation de l’héritage culturel. Lien Social et Politiques. Quebec, RIAC. 1996, p. 153-165.

DIOGO, Ana Matias. Do envolvimento dos pais ao sucesso escolar dos filhos: mitos, críticas, e evidências. In: Revista Luso-Brasileira “Sociologia da Educação, n. 1, 2010.

DURU-BELLAT, M. Les inégalités sociales de reussite: inégalités de compétences, d’héritages, de moblisation? In: Les inégalités sociales à l’école – Genèse et mythes. Paris: PUF, 2002, p. 178-187.

ÉROULOU, Z. La réussite scolaire des enfants d’immigrés: l’apport d’une approche en termes de mobilisation. Revue Française de Sociologie. Vol XXIX, n. 3, p. 447-40, 1988.

GALVÃO, Maria Cristina da Silva. Sucesso escolar nas classes populares: pesquisas no Brasil e na França. Boletim SOCED. 2007, n. 4.

LAACHER, S. L’école et ses miracles – Notes sur les déterminants sociaux des trajectoires scolaires des enfants de familles immigrées. Politix. Paris, n 12, p. 25-37, 1990.

LELIS, Isabel. O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.125.

OTTO, Franciele e KOHLER, Rafaela. Desigualdades frente à escola e à cultura: estudo a partir das formas de acompanhamento escolar e dos valores sóciocognitivos que predispõem ao sucesso escolar em famílias das classes populares. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 1, n.1 p. 123-144, 2007.

OLIVEIRA, Luiz Fernando de; PORTES, Écio Antônio. Ascensão e distanciamento na trajetória social, escolar e profissional de um jovem das camadas populares. Revista Perspectiva. Florianópolis, Santa Catarina,2014.

PAIXÃO, Lea Pinheiro. Significado da escolarização para um grupo de catadoras de um lixão. Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.124, pp. 141-170.

PAIXÃO, Léa Pinheiro. Estratégias de socialização: consonâncias e dissonâncias na relação família-escola. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte, maio-jun, 2005. 

PAVAN, Diva Otero. A produção do sucesso escolar: família, escola e classes populares. Pro-Posições. 1998, vol. 9, n. 1 (25) março. 

PEREIRA, Samara Cristina Silva e PASSOS, Guiomar de Oliveira. Desigualdade de acesso e permanência na universidade: trajetórias escolares de estudantes das classes populares. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, ano 12, n. 16, p.19-32, jan/jun. 2007. 

ROMANELLI, G.Pais, filhos, alunos: famílias de camadas populares e a relação com a escola. In: PINHO, S.Z. de. (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 371-382. ISBN 978-85-7139-953-2.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A socialização como fato social total: notas introdutórias sobre a teoria do habitus. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, ago. 2009.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. Educ. Soc. [online]. 2005, vol.26, n.90, pp. 77-105.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educ. Pesqui. [online]. 2002, vol.28, n.1, pp. 107-116.

SETTON, M.G.J. A divisão interna do campo universitário: uma tentativa de classificação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 80, n. 196, p. 451-471, set./dez. 2001. 

TERRAIL, J.P. L’issue scolaire: de quelques histoires de transfuges. In: Destins ouvriers – La fin d’une classe? Paris: PUF, 1990, p. 223-258.

TERRAIL, J.-P. La Sociologie des interactions famille-école. Sociétés contemporaines, n. 25, 1997, p. 67-83.

THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp. 211-225.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp. 226-237.

ZAGO, Nadir. A condição do estudante: um estudo sobre o acesso ao ensino superior. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte, maio – jun, 2005.

ZAGO, Nadir. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Paidéia, Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, 2000, p. 70-80. 

ZAGO, Nadir. Realidades sociais e escolares e dinâmica familiar nos meios populares. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 1998, vol.8, n.14-15, pp. 63-73.

ZAGO, Nadir. Transformações urbanas e dinâmicas escolares: uma relação de interdependência num bairro da periferia urbana. Revista de Educação, Sociedade & Culturas, Portugal, n. 7, p. 29-54, 1997.

WATARAI, F. & ROMANELLI, G. Escolarização e trabalho de adolescentes do sexo masculino das camadas populares. In: CUNHA, M.V.da; PASIAN, S.R. & ROMANELLI, G. (Orgs.). Pesquisas em psicologia: múltiplas abordagens. São Paulo: Vetor, 2009, p. 205-232. ISBN 978-85-7585-289-7.

 

Voltar

Deixe um comentário