Indicação de livro

Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares

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PIOTTO, Débora Cristina, (org.). Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2014. 273 p.


Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares
, organizado por Débora Cristina Piotto, apresenta textos de pesquisadores brasileiros que focam na investigação do acesso e da permanência de estudantes das camadas populares em universidades públicas, colaborando com a compreensão das desigualdades de escolarização.

Os objetivos do livro são aprofundar as discussões ao redor do tema, buscando refletir os avanços, as lacunas e os desafios que se apresentam para o campo de pesquisa nesta área. E também favorecer o acesso a pesquisas referentes à temática, visto que faltam publicações desta ordem no Brasil e que a existência de alunos de meios populares no ensino superior é uma questão que chama a atenção de pesquisadores e de formuladores de políticas públicas.

As pesquisas trazidas pelo livro utilizam diferentes referenciais teóricos e abordagens metodológicas. Além disso, demonstram distintas realidades universitárias, focando detalhadamente na trajetória escolar ou na experiência universitária e ainda apontam diversos aspectos na discussão sobre a experiência desses estudantes.

Um ponto comum dos estudos apresentados é que contêm a consideração da complexidade, das contradições e dos desafios pertinentes à presença das camadas populares em universidades públicas.

Maria Alice Nogueira, pesquisadora do OSFE, comenta sobre o exemplar: “Tenho certeza de que este livro será muito útil para todos aqueles que se interessam pelo tema das desigualdades sociais de acesso ao ensino superior, no país, bem como pela nova conjuntura de relativa abertura desse nível do ensino a novos grupos sociais.” Para ela, o livro parece de grande relevância, pois contribui para alargar nossa compreensão das lógicas que regem essa forma de inclusão educacional.

A autora do livro, Débora Cristina Piotto, é professora Adjunta do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto/USP. É doutora em Psicologia escolar e desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade e São Paulo (USP).

Os capítulos incluem vários trabalhos de pesquisadores ligados ao OSFE:

– Em que consiste a excelência escolar nos meios populares? O caso de universitários da UFMG que passaram pelo Programa Bom Aluno de Belo Horizonte (Maria José Braga Viana);

– De escolas públicas estaduais ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Wania Maria Guimarães Lacerda);

– Estudantes de origem popular nos cursos mais seletos da UFAC (Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza);

– A vida universitária de estudantes pobres na UFMG: possibilidades e limites (Écio Antônio Portes);

– Estudantes com desvantagens sociais e os desafios da permanência na universidade pública (Wilson Mesquita de Almeida).

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